Movimentos Sociais Contemporâneos e a Internet

Reflexo de uma sociedade plural, os movimentos sociais também se comportam de forma multicultural. Há cada vez mais uma preocupação com as variações que constroem e ramificam as questões de representação popular no Brasil. Os movimentos sociais não devem ser encarados como crises ou evoluções de um sistema e sim,  condutas coletivas que objetivam a representação de seus atores. Os movimentos sociais de hoje estão atrelados à redes multiformes, com atores sociais diversificados que podem também agrupar diferentes tipos de organizações. O Brasil, em contexto conflituoso com o processo de redemocratização, meio a sua sociedade pluralista, busca organizar a sociedade civil e credibilizar os movimentos que lutam pelos direitos do cidadão, sem distinção. 

O papel dos movimentos sociais contemporâneos é o de promover a democratização das relações sociais dentro da sociedade civil, através da redefinição de papéis, normas, identidades, conteúdos e modos de interpretação de discursos existentes na esfera pública. Nesse contexto, o papel midiático tem força e voz diferenciada, pois age intervindo, formando e definindo a opinião pública, da forma que a for interessante. Partindo desse pressuposto, o desafio dos movimentos sociais é o de encadear ações para conseguir a atenção dos meios de comunicação massiva e  desenvolver os seus próprios meios de comunicação, objetivando direcionar suas demandas, organizar ações coletivas e por fim, chamar a atenção dos meios massivos, que serão revertidos em apoio à causa.

A Internet toma força nesse contexto e aumenta as práticas que podem ou não favorecer a legitimidade do sistema democrático, essa ferramenta de uso moderno tem como função propagar a informação e agir como meio de comunicação, de caráter acessível e indiscriminado. Muitos cidadãos/grupos sociais, incrédulos com o poder público, direcionam suas ações de outras maneiras, além dos deveres cívicos, manifestam seus interesses, posições e insatisfações por meio de ações diretas, sendo exemplos delas as manifestações de rua, ocupações, interrupções e invasões de sites oficiais. Tal atitude transparece na esfera pública as posições e anseio dos agentes, interferindo diretamente. Algumas ferramentas utilizadas para firmar os movimentos sociais vinculados às redes são a construção de sites das entidades, onde existe discussão entre membros e troca de informações, como também blogs, twitter, e-mails e redes sociais como o Facebook (onde a interação e presença dos usuários é quase que instantânea). Tais vínculos de comunicação são importantíssimos para a democratização e alcance político, já que se contrapõem às percepções repassadas pelas esferas públicas através das mídias tradicionais.

Os movimentos sociais encontraram na Internet uma base sólida ao auxilio e força que são imprescindíveis para conquistas sociais efetivas. Na luta pela produção e circulação das informações, buscam um meio para a construção de alternativas à imposição midiática. Através dela, criaram canais informativos e alternativos aos grandes meios de comunicação de massa. Estes espaços são fundamentais para que atores da sociedade civil possam interagir através da troca de informações e percepções sobre determinados assuntos, sem que haja a interferência de “terceiros”. 

Os movimentos sociais são capazes de trazer para a esfera pública questões que até então estavam sem a devida visibilidade necessária. A Internet oferece o espaço para que estas questões sejam colocadas em pauta, tematizadas e articuladas, tornando possível a inclusão, através da produção e distribuição de informações que até então encontravam-se "por baixo do tapete". O desenvolvimento de novas táticas de ação política através da utilização da Internet permite a introdução de alternativas de organização, difusão e mobilização para os movimentos sociais contemporâneos. Vivenciamos os desafios de uma sociedade que está mais "cibernética e tecnológica". É imprescindível a falta de atenção à ferramenta que mais cresce e alcança principalmente os jovens: poderosa, democrática e de rápida difusão - a Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vitrais da Caixa Econômica Federal, Banco Central, FNDE e Ministério da Justiça

Palácio Itamaraty, Supremo Tribunal Federal e boas vindas na ESAF

A Cidade Constitucional : Capital da República VIII